História da Igreja

A organização religiosa internacional que são os Membros da Igreja de Deus Internacional (MIDl) começou com apenas um pequeno grupo de crentes filipinos no norte das Filipinas. Ele é mais conhecido localmente como Ang Dating Daan (O Caminho Antigo).

 

Em 1980, o registro da organização nas Filipinas reconheceu oficialmente o grupo como Mga Kaanib Iglesia ng Dios kay Kristo Hesus Haligi em Saligan ng Katotohanan sa Bansang Pilipinas (Membros da Igreja de Deus em Cristo Jesus, o Pilar e firmeza da verdade nas Filipinas) com o irmão Eliseo Soriano como seu Servo geral.

 

De menos de uma centena de crentes, os membros e locais da Igreja aumentaram de forma constante como o resultado dos esforços zelosos do grupo na evangelização. O irmão Eli iria de uma cidade a outra para realizar estudos bíblicos, geralmente três cidades, todas as noites. Na área de Pampanga, sede principal do grupo, ele estendeu a mão para as províncias de Bulacan, Rizal, Nueva Ecija, Bataan, e Metro Manila para fazer seus trabalhos missionários. No entanto, o irmão Eli calculou que sua vida não seria suficiente para alcançar os filipinos em regiões distantes, mesmo com sua pregação noturna de cidade em cidade, então ele decidiu ir ao ar.

O nascimento de Ang Dating Daan

O irmão Eli percebeu que ele pode alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo, utilizando os meios de transmissão. No último trimestre de 1980, a Igreja lançou o programa de rádio Ang Dating Daan, apresentado pelo irmão Eli. Através da estação de rádio local DWWA 1206 Khz, ADD foi ouvido em muitas partes do arquipélago filipino. O programa tornou-se mais popular do que qualquer outro programa religioso no país por causa da sua parte de perguntas e respostas ao vivo. O primeiro de seu tipo, o formato tornou-se a marca registrada do Ang Dating Daan.

 

Em 1983, o programa começou a sua aparição na televisão nacional através do Intercontinental Broadcasting Canal 13. Ao longo dos anos, ele ganhou a lealdade de seus telespectadores que, quando mais tarde mudou de estação em estação para preocupação de alguns, as pessoas seguiram. Ang Dating Daan como um programa na rádio fez sua temporada na RJTV 29, PTV 4, SBN 21, e agora na UNTV. Ang Dating Daan ou o caminho antigo foi derivado de Jeremias 6:16.

O Surgimento das Exposições da Bíblia

Em 1994, a Igreja introduziu o que é agora a popular exposição da Bíblia. O irmão Daniel Razon propôs e organizou um evento social onde os convidados podiam jantar juntos e fazer perguntas ao irmão Eli relativas à fé e espiritualidade. O evento, feito fora da câmera, foi um sucesso que abriu o caminho para Exposições da Bíblia em espaços maiores. A primeira exposição da Bíblia local foi realizada em Roosevelt, Manila. Ela foi televisionado nas províncias das Filipinas através do programa Daan Ang Dating. Exposições da Bíblia, em seguida, tornou-se um segmento regular do programa que atraiu mais espectadores.

Sul das Filipinas Ouve as Boas Novas

Estações locais de rádio 100 Radyo Natín e DZRH tiveram um papel importante em obras missionárias da Igreja nas regiões de Visayas e Mindanao. Através destas estações de retransmissão, o Dating Ang Daan chegou aos moradores do sul das Filipinas que resultou no estabelecimento de locais na área.

A necessidade de Ajudadores

Com as obras abundantes da evangelização na mão, os membros viram a necessidade de alguém que fosse ajudar o irmão Eli a administrar a Igreja. Em 1997, a congregação elegeu o irmão Daniel Razon como apoio ao Servo geral. Ministros encarregados e oficiais encarregados, agora conhecidos como Katulong ng Pangangasiwa (assistentes da administração) e Tagapangasiwang Pampook, também foram escolhidos para supervisionar os membros e as localidades em várias regiões do país.

Atravessando Fronteiras

Em 1999, a Igreja atravessou as fronteiras das Filipinas e aproveitou o poder da tecnologia moderna na comunicação em massa. Através do AngDatingDaan.org, o primeiro webcast e streaming de vídeo ao vivo do programa Ang Dating Daan foi visto na Rede Mundial de Computadores. Em 13 de julho de 2002, uma transmissão de vídeo ao vivo da Exposição da Bíblia realizada em Singapura levou a sua primeira aparição estrangeira. Com a ajuda de membros que vivem no exterior, locais foram estabelecidos em muitos países da Ásia, Oceania e Europa.

 

Em 7 de outubro de 2004, a Igreja explorou as possibilidades de utilização de satélite e introduziu a versão em Inglês do Ang Dating Daan, The Old Path (TOP). Foi transmitido nos Estados Unidos e no Canadá através dos serviços de Globecast, um provedor de televisão via satélite direto ao lar gratuito. Posteriormente, locais foram estabelecidos na América do Norte.

 

O esforço zeloso da Igreja de propagar o Evangelho ganhou os corações de muitas pessoas. Como a Igreja se tornou ainda mais popular, inveja e esforços para desmantelar o grupo se intensificaram. Ameaças de morte, especialmente para o irmão Eli surgiram de todo lado, o que acabou o forçando a deixar as Filipinas no último trimestre de 2005. A congregação, porém, acreditava que sua saída era a vontade de Deus já que ele abriu o caminho para mais não-filipinos ouvirem as Boas Novas. A obra de evangelização no exterior cresceu intensamente desde então. Como o irmão Eli continuou seus trabalhos missionários em outros países, o irmão Daniel ajudou a estabelecer os locais nos Estados Unidos.

 

Em 7 de janeiro de 2006, a primeira Exposição da Bíblia ao vivo foi ao ar nos Estados Unidos realizado em Los Angeles, Califórnia. Mais tarde, em 2008, Exposições da Bíblia foram realizadas no continente da Oceania trazendo o primeiro local em Papua Nova Guiné, a localidade de Madang. No mesmo ano, locais foram estabelecidos em Gana, África Ocidental, como resultado de uma série de estudos bíblicos na África. Os primeiros meses de 2009 viu a Igreja introduzida na América Latina. No primeiro batismo, 263 sulamericanos foram convertidos tornando-se a primeira localidade no continente.

MIDI Hoje

Doutrinação em massa constante e batismos em massa adicionaram mais membros e locais ao redor do globo. A congregação é uma testemunha para o rápido crescimento de membros não-filipinos desde o tempo em que o irmão Eli deixou o país, e soma mais enquanto ele permanece mais tempo no exterior. A mudança de nome do grupo para Membros da Igreja de Deus Internacional, em 2005, mostra a sua extrema relevância para o que é agora uma entidade religiosa global. Da mesma forma, a mudança de local da sede dos MIDI da “Antiga Central” para o Centro de Convenção em Apalit, Pampanga descreve o enorme número de membros só na província. O Centro de Convenções é o dobro do tamanho do Coliseu Araneta de 20.000 lugares, a maior instalação interna no Sudeste Asiático. Isso dá uma visão clara da dimensão de toda a congregação.

 

O grupo que começou a partir de um pequeno número de crentes filipinos no norte das Filipinas é agora a mesma organização enorme que realiza diariamente missões médicas gratuitas, passagens de ônibus e trem gratuitos e educação universitária gratuita. Os MIDI também sustentam vários centros que abrigam os sem-teto, os idosos e os indivíduos especiais. Em seu esforço para salvar vidas, os MIDI são agora os doadores número um de sangue nas Filipinas reconhecido pela Cruz Vermelha Filipina.

MCGI.ORG SE APEGUE AO QUE É BOM